quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Acredito em Jesus

A maior utopia que um ser humano pode imaginar é achar que é livre para pensar o que quiser. Somos resultados do que lemos, vemos, comemos e ouvimos. A única "liberdade" de que podemos usufruir talvez seja a própria escolha em que "proposta" acreditar. Não estou aqui a falar de políticas somente, de religião somente, do social somente, mas acerca de tudo quanto nos rodeia e nos "limita". 

Vivemos presos a um sistema, ideologia A , B, C ... e quando aderimos a um grupo, a um conceito, a um "partido" nunca estaremos livres de desassossegos. Algo dentro de nós é incompleto. Talvez incoerente e inconveniente. Não temos (de nós mesmos) a receita de mundo ideal, porque até a nossa ideia de mundo ideal difere de pessoa para pessoa. E esse modo de enxergar depende do que acreditamos.

 Eu escolhi acreditar em Cristo. E querer o modelo de mundo ideal prometido por ele. Minha base de crença é a Bíblia e meu modelo de vida se baseia nos ensinamentos dEle.


Sue Paulino.

Um olhar sobre a eleição de Trump

É impressionante como algumas pessoas que criticam a mídia brasileira são as mesmas que estão engolindo todas as informações "peneiradas" sobre Hillary Clinton. Ela é mostrada como a melhor opção em relação a Trump. 
NINGUÉM cogita o que levou realmente os EUA a se dividirem no meio diante de dois candidatos que são dois opostos, dois opostos extremos. Trump é o diabo (para quem?) Hillary é a dama salvadora (para quem? ) só o fato de a globo se mobilizar para demonizar um e glorificar outro é motivo para " pôr as barbas de molho". 
Tenho visto apenas retalhos de fala de Trump, seguidos de críticas da "mídia sensata e sem partido" do Brasil. TODA História tem dois lados. Eu não sei o que mata, se é o trovão Trump ou a luz resplandecente do relâmpago Hillary. Os cristãos , cerca de 75% evangélicos, católicos e mórmons, votaram no trovão. Os demais,  estudiosos, cultos, não preconceituosos, obamistas, simpatizantes das causas das minorias, ateus, descrentes da Palavra de Deus  vista como ultrapassada, votaram no deslumbrante relâmpago Hillary. 
Não sei de fato o que está acontecendo, porque não vivo lá. Tudo quanto estou sabendo é o que venho lendo. E tudo quanto leio não vem desprovido de ideologias. Nenhum discurso é adâmico. Primitiva mesmo só existe a inocência em acreditar que essas informações oferecidas pela mídia são coerentes e verdadeiras.
# Sue Paulino.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Onde estava Deus...?



Onde estava Deus quando tudo isso aconteceu? Por que Deus não vê essas coisas? Que Deus é esse que permite tais coisas?
São perguntas geralmente feitas por pessoas que não acreditam em Deus ou que medem Deus pela sua capacidade limitada de avaliar coisas e pessoas.
Como o ser humano, nascido com data prevista para morrer, totalmente imperfeito e limitado procura explicações desse tipo? Fico imaginando como seria Deus se tivesse que se submeter às diversas formas de opinião dos seres humanos. Cada um diria como ele devia ser e, certamente, Deus jamais agradaria a todos. Culturas diferentes, épocas diferentes, interesses diferentes, tudo é uma forma bem condensada para gerar um deus.
Os homens desacreditam em Deus, desobedecem às suas leis, afastam-se completamente dele, geram horror, espalham o ódio, a corrupção, vivem com suas falsas liberdades e perguntam: - Onde estava Deus quando aquela criancinha foi acidentada por um motorista bêbado irresponsável? Onde estava Deus quando um grupo extremista assassinou milhares e milhares de pessoas ditas inocentes? Onde estava Deus quando tal terremoto acabou com a vida de milhares de pessoas? Onde estava Deus quando aquele pai que deveria proteger sua filha  estuprou-a e a matou?
Ele estava e está no céu vendo tudo. Algumas vezes interfere, algumas vezes deixa que pessoas como eu e você percebam o que é o ser humano sem Ele.
As pessoas morrerão de qualquer jeito. Mas é o jeito que elas devem morrer que cada um opina.
Na verdade, o homem não aceita a morte, o sofrimento, a corrupção, a maldade, o egoísmo...
Mas ele vive praticando ou provocando essas coisas todos os dias, em diversos momentos, sob diversas roupagens.
Se o homem quer respostas para perguntas como: - Onde está Deus? Por que ele permite tal coisa? Ele deve se perguntar: -Quando deixarei Deus viver em mim? Quando deixarei Deus reger a minha vida? Quando deixarei que o seu Espírito Consolador faça de mim templo e morada sua?
Não, não posso responder Onde Deus estava naquele exato momento em que você indaga que ele deveria estar. Porque Ele é Deus, é Soberano, é forte sim, é absoluto sim... E não tem mais propósito com este mundo decaído e corrompido, mas tem com o ser humano regenerado. Ele nos prometeu novos céus e nova terra. Prometeu um mundo melhor no reino do Messias... Mas essas promessas   são para os que creem. 

Sue Paulino


sábado, 9 de janeiro de 2016

Ouro de tolo!

"Ao pedir um sinal, você precisa estar aberto para qualquer resposta, mesmo não sendo a que você deseja."



     Quando era adolescente, muitas vezes ouvi a frase: "_ Cuidado com o ouro dos tolos". Ela era muito comum em  nosso meio, devido a uma novela que estava passando, na qual o enredo tinha como pano de fundo um garimpo.  Lembro-me de uma cena em que um garimpeiro,  ao encontrar uma pirita ( nome científico dessa pedra) saiu dizendo a todos que estava rico. A família agregava-se ao redor dele e comemorava a descoberta. Alguém mais conhecedor disse-lhe que ele havia encontrado o 'ouro dos tolos', porque a pirita parece com ouro devido à cor amarelada que possui.

     O que me chama a atenção nessa história é que, em nossa vida, deparamo-nos, não poucas vezes, com pedras assim e, felizes, compactuamos com todos a nossa descoberta. Alguns são alertados logo no começo de que têm em mãos "o ouro dos tolos", outros caminham enganados por um longo tempo ou recusam-se a perceber que têm consigo uma pirita e não uma pedra valiosa. Essa confusão dá-se porque, na pirita, dependendo do tamanho dela, pode-se  sim haver uma parcela significativa de ouro, daí porque prosseguimos agarrados a essa pedra que, simbolicamente, poderíamos chamá-la de uma falsa ilusão.

      Que estrago uma falsa ilusão pode fazer em nossas vidas! Mas ninguém está livre de tê-la. Você pensa que está de posse de um tesouro e começa a organizar sua vida em torno dele. Projeta sonhos, faz planos e a alegria torna-se perceptível a todos. Pena que seja uma alegria passageira, massacrante, que trará mais estragos do que bênçãos.

      Aplicando isso à nossa vida espiritual, podemos falar das vezes em que achamos que fomos agraciados por Deus com algo e, de repente, a decepção nos faz acordar e perceber que fomos, na verdade, vítimas de uma cilada do inimigo de nossas almas. Quando temos um tesouro, costumamos deixar o nosso coração guardado com ele. É aí que reside o grande perigo, pois as coisas do coração costumam mexer com os nossos sentimentos, gerando muitas vezes  um esfriamento espiritual. Tudo que aquilo que nos afasta de Deus, de seus propósitos e de seus santos caminhos é como um falso ouro que nos ilude e nos leva a grandes quedas, grandes decepções e que  nem sempre são superadas. Às vezes, conseguimos reerguermo-nos dos tombos, mas muitos ainda estão prostrados à beira do caminho, porque ainda não conseguiram assimilar a perda ou o engano.  Por isso, de forma insana, ainda estão agarrados ao falso ouro e são vistos por muitos como grandes tolos. Que Deus tenha misericórdia para que nunca confundamos o ouro verdadeiro do ouro dos tolos.
  
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Jeremias 17:9

Suerbene Paulino

Deus é fiel!



Ainda antes que houvesse dia, Eu Sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá? Isaías 43:13

 



       Em um mundo que jaz no maligno, lugar cada vez mais degradado e perverso, segurar-se a promessas assim faz toda a diferença na vida de quem crê em Deus. Olhamos nossos semelhantes e percebemos o quanto o ser humano anda longe dos propósitos divinos. Por isso crê que há uma mão potente regendo a nossa vida, far-nos-á acreditar no impossível e evocar milagres.
      Ninguém está seguro. Os nossos melhores amigos nos traem, nossos familiares muitas vezes nos viram as costas, somos atingidos todos os dias por palavras torpes e setas malignas que tentam nos roubar a fé que "uma vez foi entregue aos santos"Jd. 1,3. São em horas assim que não devemos nos esquecer dessa palavra: DEUS É FIEL!
      Sim, Ele é fiel quando tudo parece está contrário. Sua fidelidade é o horizonte que buscamos, a bússola da qual necessitamos para nos guiar neste mundo de trevas, maldade e traições. As ondas da vida agigantam-se e, nessas horas, sucumbimos com a dor; mas, do ventre da terra, na mais profunda escuridão, quando a desolação muitas vezes é nossa companheira, erga-se e tome posse  desta palavra: Deus é fiel!
       Os planos do Senhor para nossas vidas são os melhores. Tudo, no final, culminará para a sua vontade soberana, porque Ele sempre foi, é e continuará sendo FIEL!

Sue Paulino

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.


Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada. Provérbios 31:30

            O sábio Salomão, com inspiração divina, deixou registrado tão grande ensinamento. Louvor, ser louvada, numa tradução mais direta, elogiada. Quem não gosta de elogios? Nos dias atuais, nós, mulheres, temos feito de tudo para nos enquadrarmos no perfil social elogiável e aceitável. Muitas mulheres fazem verdadeiras loucuras, deixando de lado todo senso.
            Buscar elogios, ainda que inconsciente, buscar aprovação das pessoas, principalmente na aparência, são atitudes comuns ao universo feminino. Pensemos nos dias atuais... Maquiagem, roupas, quanto mais  sensuais melhores, acessórios variados, joias, saltos, tudo é um leque sem fim.
            Com as conquistas alcançadas nas últimas décadas, nós temos nos “precipitados” numa falsa liberdade que  nos corrompe e afasta de Deus. Beber a ponto de embriagar-se e perder a compostura, andar sem pudor, evocando a sensualidade, quanto mais pornográfica for a roupa mais adequada “parece” ser na visão da sociedade. Danças sensuais, com melodias que, muitas vezes, deprecia a mulher, vícios  variados, muito beijo na boca, troca de namorados, nada é recriminável, tudo é permitido.
            Tiraram toda a nossa compostura. Andar quase sem roupa na rua, na escola, na igreja é ser moderno. Trocar de parceiros sempre que acharmos necessários também,  afinal a “fila anda e  o corpo é nosso, façamos dele o que acharmos melhor. Somos mulheres bem resolvidas, não dependemos de homem algum, não é mesmo? Abaixo as represálias.”
            Mas e Deus? Onde ele entra nessa nossa história de tudo ser permitido? “Ah, mas Ele quer apenas o nosso coração. Não fazemos mal a ninguém, vivemos nossa vida, é o que basta”. Será que é assim mesmo? Como sabemos se estamos agradando a Deus, se nem mesmo conhecemos a  vontade dEle?
            Não são as pessoas, as diversas denominações cristãs ou não-cristãs, o personal style,   a moda, os tempos modernos, a amiga cheia de boas intenções, enfim, todos esses que devem nos dizer o que fica “legal” fazermos ou usarmos; mas nossa consciência em parceria com Deus. “Mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada”. Eis uma receita entre tantas que a Bíblia nos oferece. Citarei mais algumas:

Mas, como é santo aquele que vos  chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; 1 Pedro 1:15.
Portanto santificai-vos, e sede  santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus. Levítico 20:7
Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus; Colossenses 1:10
Considerando a vossa vida casta, em temor. 1 Pedro 3:2.
A mulher graciosa guarda a honra como os violentos guardam as riquezas. Provérbios 11:16
Como joia de ouro no focinho de uma porca, assim é a mulher formosa que não tem discrição. Provérbios 11:22
Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos.Provérbios 7:2

Ser elogiada por Deus é o que deveria estar no coração de toda mulher que teme (de verdade) ao Senhor. Ser louvada por Ele deveria ser o desejo de toda mulher que, de fato, diz  amá-lo e servi-lo.
Que Deus nos ajude a conhecer a sua verdadeira vontade, pois “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Jeremias 17:9”.

Sue Paulino