Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada. Provérbios 31:30
O sábio Salomão, com inspiração divina, deixou registrado tão grande ensinamento. Louvor, ser louvada, numa tradução mais direta, elogiada. Quem não gosta de elogios? Nos dias atuais, nós, mulheres, temos feito de tudo para nos enquadrarmos no perfil social elogiável e aceitável. Muitas mulheres fazem verdadeiras loucuras, deixando de lado todo senso.
Buscar elogios, ainda que inconsciente, buscar aprovação das pessoas, principalmente na aparência, são atitudes comuns ao universo feminino. Pensemos nos dias atuais... Maquiagem, roupas, quanto mais sensuais melhores, acessórios variados, joias, saltos, tudo é um leque sem fim.
Com as conquistas alcançadas nas últimas décadas, nós temos nos “precipitados” numa falsa liberdade que nos corrompe e afasta de Deus. Beber a ponto de embriagar-se e perder a compostura, andar sem pudor, evocando a sensualidade, quanto mais pornográfica for a roupa mais adequada “parece” ser na visão da sociedade. Danças sensuais, com melodias que, muitas vezes, deprecia a mulher, vícios variados, muito beijo na boca, troca de namorados, nada é recriminável, tudo é permitido.
Tiraram toda a nossa compostura. Andar quase sem roupa na rua, na escola, na igreja é ser moderno. Trocar de parceiros sempre que acharmos necessários também, afinal a “fila anda e o corpo é nosso, façamos dele o que acharmos melhor. Somos mulheres bem resolvidas, não dependemos de homem algum, não é mesmo? Abaixo as represálias.”
Mas e Deus? Onde ele entra nessa nossa história de tudo ser permitido? “Ah, mas Ele quer apenas o nosso coração. Não fazemos mal a ninguém, vivemos nossa vida, é o que basta”. Será que é assim mesmo? Como sabemos se estamos agradando a Deus, se nem mesmo conhecemos a vontade dEle?
Não são as pessoas, as diversas denominações cristãs ou não-cristãs, o personal style, a moda, os tempos modernos, a amiga cheia de boas intenções, enfim, todos esses que devem nos dizer o que fica “legal” fazermos ou usarmos; mas nossa consciência em parceria com Deus. “Mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada”. Eis uma receita entre tantas que a Bíblia nos oferece. Citarei mais algumas:
Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; 1 Pedro 1:15.
Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus. Levítico 20:7
Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus; Colossenses 1:10
Considerando a vossa vida casta, em temor. 1 Pedro 3:2.
A mulher graciosa guarda a honra como os violentos guardam as riquezas. Provérbios 11:16
Como joia de ouro no focinho de uma porca, assim é a mulher formosa que não tem discrição. Provérbios 11:22
Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos.Provérbios 7:2
Ser elogiada por Deus é o que deveria estar no coração de toda mulher que teme (de verdade) ao Senhor. Ser louvada por Ele deveria ser o desejo de toda mulher que, de fato, diz amá-lo e servi-lo.
Que Deus nos ajude a conhecer a sua verdadeira vontade, pois “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Jeremias 17:9”.
Sue Paulino
Nenhum comentário:
Postar um comentário